sexta-feira, 26 de junho de 2009

BEZOURO MANGANGÁ O FILME


Hj meu dia amanheceu mais azul, apesar do frio e da paisagem cinza que via a minha volta.Ontem, por intermédio de um camarada de capoeira, o Fly, do Rio Grande do Sul, fiquei sabendo da produção de um filme sobre o lendário capoeirista Bezouro Mangangá, um ícone da capoeira Baiana que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo através das ladainhas e músicas muito cantadas a respeito deste mito, aliás as minhas preferidas. A princípio pensei que fosse como um documéntario, uma produção não muito grande mas tamanha foi minha surpesa quando assiti ao trailler do filme no You Tube , me arrepiei inteira e minha alma chorou, chorou de emoção e de felicidade e de tristeza também.De emoção pois sempre quis poder ver a história dos antepassados da capoeira, pedia a Deus pra que eu sonhasse com eles, e agora vou poder ver no filme, essa história que tanto sonhei.Chorei de felicidade por saber que a capoeira está ganhando o mundo e está finalmente sendo reconhecida como parte importantíssima da história do Brasil. Muitos dizem que não querem a capoeira nas Olimpíadas pois dizem que não querem a capoeira misturada, cheia de leigo, e esquecem que um dia também foram leigos e que um dia não sabiam nada de capoeira, todos começam leigos, e a capoeira já se misturou, já ganhou o mundo, a capoeira tem vida própria e NÃO se rende e jamais se renderá ao egoísmo e ao ciúmes de alguns que não conseguem se destacar.A CAPOEIRA ESCORRE PELOS DEDOS DE QUEM A QUER SÓ PRA SI. E vem outro e toma seu lugar!

Minha alma também chorou de tristeza pois eu queia realmente ter vivido naquela época, ter visto aquelas coisas e conversado com as pessoas, fico triste mas ao mesmo tempo feliz pois hj posso jogar capoeira e sonhar com o passado, este trailler me trouxe muitas emoções, lembrei da minha primeira viagem a Bahia, a 15 anos atrás,quando numa visita ao Pelourinho, conheci uma velha senhora, uma simpatia, que sem me cobrar um tostão , jogou os búzios pra mim, pois haviam coisas a serem ditas. Descobriu meu Orixá : Oyá ( Yansã) e me disse que em vida passada eu fui capoeira. Hj não consigo afirmar se isso é verdade ou não, nunca fui atrás, nunca fiz regressão para descobrir, mas uma coisa posso afirmar com toda a certeza , a partir deste dia minha vida mudou, voltei pra São Paulo e me matriculei na capoeira e nunca mais parei, hj sou a pessoa mais realizada pois tenho a capoeira como parte de mim, se me tiram ela, eu morro!Por isso minha emoção em relação ao filme e a esse personagem histórico!!Só tenho mais uma coisa a dizer, estou profundamente emocionada!!Axé e bora pro cinema em outubro!!

2 comentários:

  1. Belíssima descrição Galega... Você soube colocar a grande alma do capoeira nas tuas palavras e tenho que concordar, pois, é preciso muito mais do que supostos rituais ou fundamentos para que se sinta a alma arrepiar e até mesmo chorar quando se fala de O ESPÍRITO DA CAPOEIRA. E Besouro foi sem dúvido um deles.
    Abraço forte minha mana de capoeira.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! foi tão intenso e verdadeeiro o q vc falou que deu ate vontade de aprender capoeira! =)

    ResponderExcluir